Ícone Inspirações

Catarina

- amiga muito especial – inspirou, deu energia e claridade para eu enxergar caminhos... Aos 28 anos de idade, descobriu um câncer de mediastino devastador. Lutou com um sorriso no rosto. Engajada no movimento “Além da Cura”, levantou a autoestima de muitas mulheres, motivou e alegrou corações disponibilizando seus dons.

Em janeiro de 2016 ela veio de Recife para São Paulo em busca de outras opiniões médicas, possibilidades de tratamento, e fomos presenteados com sua companhia por alguns dias em nossa casa. Vivenciamos tantas dificuldades, efeitos dos tratamentos agressivos — e pensar que grandes indústrias que produzem os quimioterápicos também produzem os agrotóxicos — e, em meio à falta de ar, à dor, à queda de cabelo, à desconstrução da própria imagem, ela conseguiu “fazer do limão uma limonada” e desse grande “azedume” adoçou sua alma e muitas outras.

Apreciadora das minhas comidinhas, Catarina me incentivava com sua vontade de viver. Em março 2016 ela faleceu e deixou um legado de amor à vida, ao próximo. Seu sorriso me acompanha e inspira.
Imagem Trocas Saudáveis

Homenagem à Catarina

“Almas livres são raras e você foi assim, amiga. Um anjo em tantas vidas, cumpriu sua missão deixando exemplo de força, determinação, de luta contra essa doença devastadora. Lutou com esse sorriso lindo, engajada em confortar e levantar a autoestima de outras mulheres… E a doença não a venceu! Você é que já não pertencia ao nosso mundo de criaturas, o mundo do Criador precisava de mais anjos, mais flores para ornar os jardins celestes! Descanso merecido! E, por aqui, vivemos a esperança do reencontro na vida eterna. Obrigada por nos ensinar que é possível sorrir em meio aos reveses da vida. Gratidão. Vamos levar em frente seu testemunho e fortalecer a luta contra o câncer!” (09.03.2016)

Outra fonte de inspiração

Imagem Papa Francisco
Dentre meus estudos, destaco a A Enciclica Laudato Si do Papa Francisco, documento que fica na minha mesa de cabeceira para consultas frequentes e a cada leitura tenho novas impressões e motivações.

A Enciclica Laudato Si do Papa Francisco nos exorta ao resgate da essência da criação em nós, da nossa relação com ela e com o Criador!

“Um mundo frágil, com um ser humano a quem Deus confia o
cuidado deste, interpela a nossa inteligência para reconhecer
como devemos orientar, cultivar e limitar o nosso poder” (PAPA
FRANCISCO, Laudato si 78, 30).


Vivemos o progresso material ilimitado, em que a qualidade de vida está associada ao ter e nos distanciamos da natureza de cada ser e das ligações mútuas entre todos. O que requer mudanças profundas no estilo de vida, modelos de produção e de
consumo. Temos um grande desafio educacional a enfrentar!

Que planeta deixaremos para nossos filhos? E que filhos deixaremos para o planeta?

Diante dessas duas grandes inspirações, o que em mim estava germinando, brotou. Cresceu. Fundei a Confraria Trocas Saudáveis. Catarina é a silhueta do movimento e a Encíclica Laudato Si renova minha esperança, coloca meus “pés no chão” por um mundo melhor.

Entendi que as mudanças começam em nós, na nossa casa, na nossa família. E Sigo deixando minha gota e buscando que outras gotas fortaleçam o oceano do bem!

Façamos cada um nossa parte. Fé, Coragem e Atitude!